uma nova ideia que muda a educação
O movimento da escola nova ganhou o Brasil no ano de 1932, quando um decreto vindo dos Estados Unidos chega no país com novos métodos para a educação.
Proporcionar ensino de qualidade para todos, onde a principal ideia era que os alunos participassem de forma prática e não somente teórica das atividades propostas pelos professores. A partir dali os educadores tinham como função também em formar novos cidadãos que participassem da sociedade ativamente. Um novo método de ensino que acreditava que o ensino dar-se pela ação da criança.
Hoje a escola tem papel fundamental na sociedade são dali que se formam novos cidadãos que futuramente iram participar das novas decisões politicas do país, vimos isso nos movimentos estudantis que tomam conta no nosso país hoje. A escola hoje participa da vida de seu alunos ativamente tanto na formação, na vida social, familiar, os novos profissionais da pedagogia tem uma grande papel em saber conciliar o ensino com todos esses aspectos que fazem parte do dia a dia da criança, saber o que se passa na vida de seus alunos fora da escola ajuda o professor a trabalhar melhor com ele de maneira que ela possa aprender de maneira mais proveitosa .
Uma ideia que surgiu há muito tempo atrás que revolucionou a educação de um modo geral e quem sem elas não teríamos tantos recursos para lidarmos com tantos aspectos sociais que tem que lidar os professores hoje com seus alunos.
Uma pedagogia comprometida com a vida social dos seus alunos formam cidadãos preparados para enfrentar as dificuldades que a sociedade os expõem.
‘’ A educação nova se propõe a servir aos interesses do individuo, e se funda sobre o principio da vinculação da escola como meio social tem ideal profundamente humano de serviço social e cooperação (Fernando de Azevedo).’’
Paula Fernanda Moreira Dias Matrícula ( 242748 )