Uma má democracia é sempre preferível a uma boa ditadura
A Frase de Norberto Bobbio “Uma má democracia é sempre preferível a uma boa ditadura” veio de um artigo intitulado O Futuro da Democracia (1984) com a idéia de derrubar a ditadura e dar ao mundo direitos democráticos.
A ditadura é a designação dos regimes não-democráticos ou antidemocráticos, ou seja, governos onde não há participação popular, ou que essa participação ocorre de maneira muito restrita. Na ditadura, o poder está em apenas uma instância, ao contrário do que acontece na democracia, onde o poder está em várias instâncias, como o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. No Brasil a ditadura durou de 31 de março de 1964(Golpe Militar que derrubou Joção Goulart) a 15 de janeiro de 1985(eleição de Tancredo Neves).
A democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.
As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), quando o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), quando o povo expressa sua vontade por meio da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.
A idéia de que uma má democracia é sempre preferível a uma boa ditadura se dá pelos direitos que cidadões tem em uma sociedade democrática, como poder opniar em decisões da sociedade onde vive por meio de votações, coisa que não era possível na ditadura pois na ditadura o poder era concebido a certas pessoas e elas decidiam o futuro da sociedade nao dando direito de expressão para os cidadões de tal