uma ma democracia é sempre preferível a uma boa ditadura
Partindo do principio que os regimes autoritários e autoritários são o avesso da democracia, sabemos que por mais que nossa democracia não seja perfeita, ainda é melhor e mais preferível que uma ditadura. O poder na democracia é legitimado pela vontade da maioria (povo), já nos regimes totalitários e autoritários e, por conseguinte nas ditaduras, o poder depende do prestigio e da força dos que a possuem. Assim, ambos cerceiam as liberdades individuais, exercem censura e dispõe de aparelho repressivo.
Na democracia o poder pertence ao povo (demos “povo”; kratia ou kratos que significa “poder”, “autoridade”), assim democracia como “governo do povo”, “governo de todos os cidadãos”. Por mais que ela não seja perfeita, e, portanto, uma má democracia ela ainda nos da opção de exercer o conflito, a abertura e a rotatividade como afirma Marilena Chauí no livro Cultura e Democracia. Conflito, porque o divergir é inerente à sociedade, por isso, a discussão, o confronto, etc. Já a abertura na democracia, significa que a informação circula livremente e a cultura não é privilégios de alguns. E por último a rotatividade, onde todos têm os mesmos direitos, até mesmo de participar do poder, já que o lugar do poder é um lugar vazio (Claude Lefort).
Tudo isso que foi apresentado como características da democracia levando-nos a discussão, ao conflito, à divergência, os erros pelas más escolhas que acabam ocorrendo no exercício