A.L.0.1
A.L.0.1. – Separar e purificar
Professora: Teresa Amaral
Disciplina: Física e Química A
Índice
Objetivo:
Com este relatório pretende-se separar todas as substâncias dadas (pedaços de tijolo, areia, enxofre em pó e sal grosso) a partir de processos físicos de separação e recuperar apenas um dos componentes, o sal.
Introdução Teórica:
Nesta experiência foi dada uma situação problema que é a seguinte : “Na banca de jardinagem, o Pedro tinha uma caixa com pedaços de tijolo. Ao mudar uma planta deixou cair a terra do vaso sobre a caixa, tombando um frasco com enxofre em pó e um bocado de sal grosso”. Para resolver o problema indicado foi necessário utilizar os seguintes processos físicos: peneiração, decantação, filtração e cristalização.
Nesta experiência usou-se processos físicos seguintes: peneiração que serve para separar substâncias sólidas com dimensões diferentes, logo as substâncias com dimensões mais pequenas passam pelo crivo/peneira e as de maiores dimensões ficam no crivo; decantação onde se separam um líquido e de um sólido, em que, com a ajuda de uma vareta, o líquido passa para um copo de precipitação e o sólido fica em depósito no copo inicial; a filtração que consiste na separação de uma mistura em que um dos constituintes está em suspensão, ficando esse constituinte no filtro que se encontra colocado no funil e o líquido passa para outro copo; a cristalização realiza-se para separar um líquido com um a substância lá dissolvida, ou seja, o líquido vai evaporar-se e o sólido que lá estava dissolvido vai se transformar em cristais.
Material, equipamento e reagentes:
Materiais:
Areia;
Pedaços de tijolo;
Sal grosso;
Enxofre em pó.
Equipamento:
Crivo;
Dois copos de precipitação de 50 ml e um copo de precipitação de 250 ml;
Vareta de vidro;
Papel de filtro;
Funil de vidro de 7,7 cm;
Caixa de petri;