uma muler de talento
Pedagogo (empresarial) frente à crise ética e humana1
Bethânia Pasa*
Arnaldo Nogaro**
Introdução
Resumo
O dueto ética2 e humanidade3 sempre inquietou o espírito humano e por isso é recorrente na literatura acadêmica. A indagação que move a presente elaboração é como a ética e humanidade vêm sendo tratadas pelas empresas e pelo pedagogo empresarial e de que forma elas afetam os rumos da sociedade. O objetivo do texto é demonstrar a importância da dimensão éticohumana nas empresas e no trabalho do pedagogo empresarial para uma melhor qualidade de vida das pessoas que nelas trabalham, da sociedade e do meio ambiente. Para tanto, faz-se, inicialmente, uma contextualização da crise vivida pela ausência da ética e da humanização. Trata-se também do ambiente empresarial e da atividade do pedagogo empresarial e identificam-se possíveis ações no sentido de resgatar a ética e humanidade nessas esferas.
Ética e humanidade são temáticas que passam longe do ineditismo.
Grandes pensadores já falaram com excelência sobre essa questão; portanto, assumir um tema de tamanha envergadura é um desafio imenso, que precisa ser enfrentado com muita humildade.
Mas por que insistir num tema tão recorrente na literatura acadêmica? Não é por acaso que o ser humano costuma se preocupar com determinados acontecimentos, fatos ou assuntos. Isso se dá porque eles, de alguma forma, mexem
*
**
Palavras-chave: Ética. Humanidade.
Pedagogo.
Licenciada em Letras e Pós-Graduada em Gestão de Pessoas e Pedagogia nas Organizações
Sociais e Empresariais pela URI - Campus de
Erechim. E-mail: bethania@itake.com.br
Doutor em Educação, UFRGS. Professor da
URI - Campus de Erechim. E-mail: narnaldo@ uri.com.br Recebido: 15.04.2010 – Aprovado: 19.05.2010
154
154
REP - Revista Espaço Pedagógico, v. 17, n. 1, Passo Fundo, p. 154-166, jan./jun. 2010
com a vida das pessoas, seja porque alimentam sentimentos de alegria ou