A guitarra clássica
Guitarra clássica
A guitarra, conhecida como viola ou violão na linguagem comum, é um cordofone de corda dedilhada. Possui um corpo largo e uma caixa de ressonância em forma de oito e no tampo encontra-se um orifício circular chamado a boca.
A guitarra clássica tem seis cordas com a afinação Mi 1, Lá 1,
Ré 2, Sol 2, Sí 2 e Mi 3.
Uma viola ou guitarra clássica
Informações
Classificação
Hornbostel-Sachs
•Instrumento de cordas
•Cordofone
Instrumentos relacionados
Guitarra de flamenco
Guitarra portuguesa
Guitarra de jazz
As três cordas mais graves são feitas de nylon com fieira de cobre e as três mais agudas são feitas de nylon. Ao longo do braço estende-se a escala, esta encontra-se dividida por trastos metálicos que delimitam intervalos de meio-tom temperado. A extensão da guitarra vai de Mi 1 a Si 4 e, na partitura, a música para guitarra é escrita uma oitava acima do som real do instrumento, o que permite o uso da clave de sol.
A guitarra clássica
A guitarra teve Um a sua pouco origem, provavelmente, no Egipto acerca de
3000 anos atrás. Pensa-se que é um instrumento proveniente dos antigos Alaúdes por terem sido encontradas em escavações instrumentos de caixa de ressonância cintada com um braço longo e estreito e vestígios da existência de três ou quatro cordas.
de história
Nota:
(1) Alaúde é um instrumento musical da família dos cordofones
A guitarra espalhou -se rapidamente por vários países da Europa, mas foi na Espanha, em Andaluzia, que esta atingiu grande popularidade e foi aqui também que se desenvolveu a arte de construir guitarras.
No séc. XVI é adicionada à guitarra uma quinta corda, inovação atribuída a Vicente Espinel, de Madrid. Esta versão do instrumento passa a conhecer-se em toda a Europa por guitarra espanhola e é desde então considerada o instrumento nacional de Espanha.
Sevilha, no início do séc.