Uma Herança Social
Aluno: Geraldo José Alves
Professor Tutor Externo: Carlindo Klug
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso Licenciatura em História – HID 0242 – Sociologia 07/11/2012 RESUMO
A antropologia moderna veio contribuir, mostrando-nos a cultura como uma herança social. Analisar o processo que envolve a cultura, que se inicia com o nascimento do individuo, e prossegue por todo o curso de sua vida em sociedade. Este artigo está embasado em pesquisa realizada em obras de autores entre eles antropólogos e sociólogos. Entende-se que o indivíduo é humano porque possui uma cultura, e é através da cultura que o homem adquire os conhecimentos necessários à sua sobrevivência física e social. Sinto-me realizado em poder contribuir para que futuros acadêmicos possam fazer uso deste artigo como fonte de pesquisa.
Palavras-chave: Cultura.Transmissão da Cultura.Herança Social.
INTRODUÇÃO
O ser humano passa sempre por um processo que podemos chamar de aquisição de novo modo de pensar, comportar e agir. Chamamos isso de hábitos ou costumes que com o tempo vai se tornando algo comum ou natural. Nem nos damos conta de que tais hábitos estão presentes em nossa vida desde que o dia em que nascemos. Existe uma expressão popular que sempre é usada para cultura, essa expressão tem para o senso comum o significado de acúmulo de conhecimento. De acordo com essa expressão, ter conhecimento acumulado é sinônimo de cultura. A cultura não depende da genética, o indivíduo recebe cultura como parte de uma herança social e isso acontece logo ao nascer. Partindo desse princípio podemos dizer que a socialização é um processo cultural.
Cultura
Quando falamos em cultura, precisamos ter o máximo de cuidado para não corremos o risco de incorrer em um problema que nos aparece ao definir o uso popular da expressão para designar alguém que reúna mais habilidades, quando deparamos com uma pessoa sabia, falamos que ela é uma pessoa culta.