Uma das mais fun es do f gado secretar a bile
Primeiro a bile tem um papel importante na digestão e na absorção das gorduras, devido os ácidos biliares que ajudam a emulsificar as grandes partículas de gordura dos alimentos em muitas partículas diminutas, cujas superfícies são atacadas pelas lípases secretadas no suco pancreático. Ajudam também na absorção dos produtos finais da digestão das gorduras através da membrana mucosa intestinal.
Segundo, a bile serve como um meio de excreção de diversos produtos do sangue, incluindo especialmente a bilirrubina,um produto final da destruição da hemoglobina, excessos de hemoglobina.
Os componentes do sistema biliar são o fígado, a vesícula e ducto biliar, o duodeno e íleo. A secreção da bile ocorre da seguinte maneira:
Os hepatócitos ( células poliédricas, encontradas no parênquima hepático, constituindo elemento secretor endócrino e exócrino no fígado) continuamente sintetizam e secretam os constituintes da bile. Os componentes da bile são os sais biliares, os íons e água. A bile flui para fora do fígado através dos ductos biliares e enche a vesícula biliar onde é armazenada.
Quando o quimo atinge o intestino delgado é secretada CCK (colecistocininina). Esse hormônio tem duas ações distintas sobre o sistema biliar: estimula a concentração da vesícula biliar e o relaxamento do esfíncter Oddi, provocando o fluxo da bile armazenada na vesícula para o lúmem do duodeno. No intestino os sais biliares emulsificam e solubilizam os lipídios.
Quando a absorção dos lipídios é completada, os sais biliares são recirculados para o fígado para a circulação êntero-hepatica. As etapas envolvidas nessa circulação incluem a absorção dos sais biliares do íleo para na circulação porta, a entrega de volta ao fígado, e a extração dos sais biliares pelos hepatócitos. A recirculação dos sais biliares para o fígado reduz a demanda para a síntese do novo sal