uma coisa fora do normal
II – OBJETIVOS GERAIS
Proporcionar aos alunos noções sobre a ética profissional e social, preceitos fundamentais de ordem moral e de convívio, noções essas indispensáveis para o exercício profissional daqueles que estejam envolvidos com as áreas afins do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia.
III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conscientizar os alunos da importância do conhecimento e análises prévias das eventuais implicações que possam gravitar em torno de um caso concreto da atividade profissional, e da importância do predomínio do respeito ao semelhante sobre os valores do mundo capitalista.
Levar os alunos a conscientizar-se da importância da moral e do Direito, sobretudo em sua vida profissional, procurando mudanças no mundo profissional contemporâneo, afastando as práticas abusivas e ilegais, praticadas por muitos, que às vezes causam a falsa impressão de que tais atos estariam dentro dos parâmetros da ética.IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Ética: História da ética; Ética antiga e contemporânea; Ética – Sócrates, Aristóteles e Platão; Ética – Moral, usos e costumes; Ideais éticos; Consciência Moral; Vícios e virtudes; Excelência moral e deficiência moral; Verdade, mentira ou omissão? Evolução do conceito – Momentos de cada sociedade. A ética na área de Exatas – Casos práticos, ocorrências, etc. A ética profissional e a responsabilidade social do profissional da área de Exatas – Relações com o universo jurídico.
Lei 5.194/1966 (Regulamentação Profissional – Engenharia). Resolução nº. 205/1971 (Código de Ética do Engenheiro / REVOGADO). Resolução 1002/2002 (Código de Ética do Engenheiro / VIGENTE). Lei nº. 4.769. Regulamento aprovado pelo decreto nº. 61.934, de 22 de dezembro de 1967. Resolução nº. 253/2001 (Ética do Administrador de Empresas) – Traçar exemplos e relações com esta outra área em razão da procura cada vez maior do profissional da engenharia ao invés do administrador de empresas.
V – ESTRATÉGIA DE TRABALHO