Uma Breve Teologia Do Sono
http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/uma-breve-teo lo gia-do -so no /teo lo gia
Uma Breve Teologia do Sono digg 5 horas da manhã. Na manhã de domingo o mundo não é escuro, mas também não há cor. Tudo é preto, branco e cinza, exceto a luz laranja na garagem do outro lado da rua, que brilha através da janela do meu quarto. Não há brisa, e as f olhas de álamo são capturadas como uma f otograf ia em silêncio. As estrelas se f oram, mas o sol não surgiu de todo; por isso, você não pode dizer se o céu está nublado ou claro.
Muito em breve saberemos.
Sento na beira da minha cama tentando desenvolver uma teologia do sono. Por que Deus nos projetou de tal f orma que tivéssemos necessidade de sono? Dormimos durante um terço das nossas vidas. Apenas pense nisso: gastamos um terço das nossas vidas como mortos. Basta pensar em tudo o que está sendo deixado de lado, mas que poderia ser f eito, se Deus não tivesse nos projetado para precisar de sono.
Certamente não há dúvida que ele poderia ter nos criado com nenhuma necessidade de sono. E apenas pense: todos poderiam se devotar a duas carreiras, e não sentir-se cansado. Todo mundo poderia ser um
“obreiro cristão em tempo integral” e ainda manter o seu trabalho. Poderíamos nos envolver em muitas coisas dos negócios do nosso Pai.
Deus criou o sono como um lembrete contínuo de que não deveríamos f icar ansiosos, mas descansar nele.
Por que Deus imaginou o sono? Ele nunca dorme! Ele teve a ideia do nada. Deus criou o sono pensando nas suas criaturas terrenas. Mas por quê? O Salmo 127.2 diz: “Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem”.
De acordo com esse texto, o sono é um dom de amor, e um dom que é f requentemente desprezado pela labuta ansiosa. Um sono tranquilo é o oposto da ansiedade. Deus não quer que seus f ilhos sejam ansiosos, mas que conf iem nele. Portanto, concluo que Deus criou