Uma Defesa Da Apolog Tica Reformada
2577 palavras
11 páginas
inst it ut o gam alie l.co m http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/uma-defesa-da-apo lo getica-refo rmada/teo lo giaUma Defesa da Apologética Reformada
Um diálogo – Sr. White, Sr. Black, Sr. Grey
Temos, primeiro, o não-cristão, que cultua a criatura em vez do Criador. Vamos chamá-lo de Sr. Black.
Poderá ser um tipo de pessoa bem “decente”. Em f unção da graça comum ele pode f azer muita coisa “boa”.
Ainda assim, conquanto permaneça em seu estado de não-conversão, ele será tenebroso aos olhos de
Deus.
Entretanto, temos um representante daqueles que, pela graça de Deus, tornaram-se adoradores do
Criador-Redentor. Será o Sr. White. Certamente, ele está distante de ser aquilo que poderíamos esperar devido ao seu nome. Mas ele f oi lavado no sangue do Cordeiro. Em Cristo, ele é alvo como a neve. O Sr.
White é um cristão ref ormado.
Estranhamente, porém, há uma terceira parte, um arminiano, chamado Sr. Grey. Certamente, em Cristo, o Sr.
Grey é tão alvo como o Sr. White. O primeiro, acha que o Sr. White é muito severo na avaliação do Sr. Black, mas ele próprio crê que o Sr. Black não seja assim tão tenebroso.
Sequer seria correto, política ou pedagogicamente, requerer que o Sr. Black f izesse uma virada de mente tão completa. Certamente, nem será necessário que tal revolução seja completa nos campos das ciências e f ilosof ias. Muitos dos seguidores do Sr. Black têm def endido valentemente a existência de Deus contra o materialismo, o ateísmo e o positivismo. Até mesmo em teologia, muitos desses discípulos do Sr. Black saltaram em def esa quando Deus f oi atacado pelos teólogos do Deus-está-morto. O Sr. Grey, portanto, tipif ica o metódo de Aquino-Butler de def esa do cristianismo.
Vamos observar agora a dif erença na maneira do Sr. White e do Sr. Grey abordarem o incrédulo Sr. Black
com o Evangelho de Cristo.
Digamos que o Sr. Black esteja com dor de dente. Ambos, o Sr. White e o Sr. Grey são dentistas. O Sr. White crê em uma metodologia radical.