Um toc na cuca
A seguir, ele aponta o conhecimento como ponto de partida pra criatividade, porque supõe uma atitude que leva ao desenvolvimento de idéias.
*Resposta certa
Segundo o autor, fomos condicionados no ambiente escolar a acreditar que só existe uma resposta certa à todo o tipo de questionamento que nos é feito. Mas na vida prática não é assim, existem muitas respostas certas, dependendo do ponto de vista considerado. Considerá-las ao longo das nossas decisões leva a uma postura imaginativa e criativa, considerando vários pontos de vista. A verdade está em toda parte, o que interessa é pra onde você olha.
*Isso não tem lógica
É pequeno o número de coisas que podem ser consideradas lógicas, já que a maior parte da vida é feita de ambigüidades. A ênfase exagerada no lógico pode inibir a mente investigativa. É necessário usar um pouco mais o pensamento difuso, que instigará a mente. Porém, o autor argumenta que o uso da lógica é essencial na fase prática do processo criativo, quando se está avaliando as idéias.
*Siga os normas - seja prático
Muitas das vezes é necessário romper com o padrão para que apareça novas idéias. Diante disso, é necessário uma certa flexibilidade diante das normas. Além disso, é necessário se desprender do hábito em alguma situações, dando possibilidade às idéias germinativas.
*Evite ambigüidade
O lema de evitar ambigüidades está relacionando com a capacidade dela gerar problemas de comunicação. Porém, em situações germinativas, existe o problemas da imaginação ser sufocada pelo excesso de especificidade.