Presidencialismo x parlamentarismo
“Entretanto, sem ser uma forma miraculosa de ordenamento político, o parlamentarismo é uma solução racional, de efeitos mediatos; educa o povo e gera essa consciência política fundamental, sobre a qual lança as suas raízes haurindo a seiva necessária para as florações do ideal democrático.” (MALUF, 1994, Pag. 270)
Este sistema de governo representativo teve ao longo da história algumas modificações que proporcionaram algumas características que são tidas como principais, sendo: o parlamentarismo tem como sua formação um chefe de governo que seria ele o primeiro ministro, indicado pelo chefe de Estado e escolhido pelos representantes do povo. O chefe de Estado, podendo ser ele rei ou presidente, não tem responsabilidade política, ele tem suas funções restritas, diferente do chefe de governo onde exerce sua responsabilidade política através do gabinete perante o parlamento cobrindo então a responsabilidade do chefe de Estado. O gabinete opera na igualdade entre os poderes executivo e legislativo e uma colaboração dos dois poderes entre si, existindo meios de ação recíproca no funcionamento de ambos, como uma fusão.
O presidencialismo é também um sistema de governo representativo, que nasceu na América do Norte, com o cunho prático de organização das três Américas que estavam por se formar. E para solucionar os problemas