Um sonho possível
Prof. Edson Nogueira – www.profbioed.com
NOME: ________________________________________________________ Nº ____ TURMA ______ As tabelas e os gráficos a seguir estão presentes também no Caderno do Aluno. Com base na Tabela 1, você construirá um gráfico de linha com o tempo no eixo x (abcissa) e a massa no eixo y (ordenada). Cada linha da tabela representa um par ordenado x,y, um ponto, a ser colocado no gráfico. Por exemplo, no tempo 0, a planta tem massa 0,5 g, e essa informação deve ir para o gráfico: o valor no eixo x desse ponto será zero e no eixo y será 0,5.
Mudança na massa de uma planta ao longo do tempo
Gráfico 1
Para construção do gráfico, encontre primeiro os pontos x,y e depois conecte os pontos como no gráfico 1 acima. Como qualquer gráfico ou tabela devem estar expressos além dos valores, o título, as unidades de medida bem como legendas se necessário.
Na etapa a seguir você fará o processo inverso. Deverá transpor as informações do gráfico 1 para uma tabela. Se tiver duvida sobre como executar esta tarefa, consulte a tabela Mudança na massa de uma planta ao longo do tempo. A primeira coluna (fileira vertical) devera conter os valores de tempo e a segunda, os da massa. A primeira linha (fileira horizontal) devera indicar quais dados estão representados (ou seja, o titulo da coluna). A segunda linha conterá os valores correspondentes ao tempo zero, quando o pintinho nasceu, e nas linhas seguintes estarão os outros valores, por ordem crescente de tempo. Uma dica: represente primeiro os valores de tempo (que vão de 0 a 20 semanas) e depois procure o valor correspondente de massa. Por exemplo: o valor de tempo 8 semanas corresponde ao valor 500 g de massa.
Questões.
As questões a seguir podem ser anexadas em seu caderno ou respondidas na própria folha. 1 – De acordo com as informações da tabela 1, de quanto tempo foi a duração do experimento? R: 2 – De