Cementação
Cementação em Caixa ou Sólida
II - OBJETIVO: Caracterizar microestruturalmente, peças cementadas através do método de cementação em caixa
III – RESUMO:
. ,Faremos um estudo de peças carbonetadas afim de analizar a espessura carbonetada, aspecto e interface da carbonetação. Conhecendo assim as características, particularidades e eficiência desse método de tratamento de superfície.
IV – INTRODUÇÃO:
A cementação tem por finalidade a formação, em aços não temperáveis, de uma camada temperável, com alto teor de carbono, através da adição de carbono a superfície da peça. Assim a peça cementada (carbonetada) após ser temperada terá uma superfície de alta dureza e resistência ao desgaste e um núcleo tenaz e dúctil. A carbonetação se da pela exposição da peça à um meio rico em carbono q pode ser sólido( método usado nesse estudo), líquido ou gasoso. Os aços onde se aplica a carbonetação tem em media teor de carbono em torno de 0,1 a 0,2% de carbono e sua superfície pode alcançar teores de até 2,0%, sendo mais usual 0,9% de carbono na superfície.
V – MATERIAIS UTILIZADOS:
* Forno Elétrico; * Elemento Cementante Solido:
-80% Carvão Vegetal;
-15%Carvão Mineral;
-5%Ativadores(Carbonatos de Ca/Ba/K/Na). * Recipiente em metal onde as peças foram submetidas á atmosfera rica em carbono dentro do forno; * Três peças em aço carbono SAE 1020; * Microscópio e sistema de captura e projeção de imagens do microscópio.
VI METODO UTILIZADO:
As três peças foram submetidas a uma atmosfera rica em carbono no interior do forno a 920o, dentro de um recipiente metálico lacrado contendo o elemento carbonetante, durante algumas horas.
A temperatura é importante, pois se submetido a temperaturas abaixo do especificado as reações de carbonetação podem seguir no sentido contrário ao desejado. Segueum resumo das reações:
C + O2 CO2
CO2 + C 2CO
2CO + Fe Fe3C + CO2