Um resumo sobre dialética para principiantes
A filosofia pode ser representada como um grande quebra-cabeça onde precisamos encaixar todas as peças disponíveis individualmente umas nas outras, a grande dificuldade consiste no fato de não existir a totalidade das peças uma vez que estamos em constante mudança e evolução.
Dentro desta analogia, cada ciência em particular é retratada como uma parte do quebra-cabeça, a filosofia contém dentro de si todas as ciências e questões existentes e, praticar filosofia consiste em fazer a explicação do mundo.
Assim como o mundo passa por grandes mudanças, na filosofia também ocorrem crises e novas interpretações sobre o mundo. A mais recente ocorreu logo após a queda do muro de Berlim onde a percepção de uma razão única é substituída pela concepção de múltiplas razões. Esta nova maneira de pensar o mundo é denominada de pensamento pós-moderno.
O pensamento pós-moderno gera uma maior tolerância em relação com outras culturas e contribui para uma mentalidade mais aberta, no entanto, ao perceber as múltiplas razões sem uma conexão entre elas, fica um vazio que leva ao evento do contraditório.
O autor alerta para importância e necessidade de pensarmos tanto a multiplicidade como a unidade, repensando assim, Parmênides e Heráclito.
Parmênides contrapõe realidade e aparência, entende ele por realidade o ser imóvel e atribui aos eventos em movimento a mera aparência.
Segundo os argumentos de Parmênides o movimento não existe, trata-se de pura ilusão. Este pensador foi pioneiro na profundidade do questionamento sobre a unidade da razão e do ser, abordando o todo e o uno, embora, faltando-lhe uma percepção maior sobre o movimento que em tudo flui, ele pode ser considerado o pai intelectual da filosofia.
Diferente de Parmênides é através de Heráclito que podemos encontrar uma percepção mais ampla sobre o movimento. Em Heráclito a realidade não é imóvel e imutável mas sim o movimento que jamais cessa, entendendo-se por movimento as transformações que em tudo