Um pouco sobre revolução industrial
01. A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.
02. a) a existência de capital acumulado pela burguesia durante toda a Idade Media, originado principalmente da exploração do mundo colonial.
b) Mercados consumidores disponíveis, o que efetivamente é necessário para uma nova forma de produzir, marcada por um gigantesco crescimento da oferta de mercadorias.
c) Mão de obra disponível principalmente nos centros urbanos , onde se dava o aparecimento das fabricas.
d) Disponibilidade de mateias primas, ao só para a produção das mercadorias mas também para garantir a energia e a produção das maquinas.
03. a) A Inglaterra foi a Pioneira , ela tinha as melhores condições , além das abundantes reservas de ferro e carvão, sobretudo no Lancashire e Yorkshire e da produção de algodão , um verdadeiro exercito de mão de obra.
b) A Inglaterra liderava o comércio marítimo no sec. XVIII em decorrência dos Atos de Navegação ,garantido lhe mercado de fora.
c) Os cercamentos (em língua inglesa "enclosures") foram um fenômeno ocorrido na Inglaterra desde o século XVII, considerado como uma das causas que permitiu a eclosão daRevolução Industrial.
d) a Revolução Gloriosa de 1688/89 estabeleceu na Inglaterra a Declaração dos Direitos (Bill of Rights) que permitiu a supremacia do parlamento sobre a monarquia, surgindo, portanto, o parlamentarismo. Isso significou o fim do absolutismo que permitiu à burguesia uma maior participação nas decisões do governo e na vida política do país
04. a) Artesanato:primeira forma de produção industrial, surgiu no fim da Idade Média com o renascimento comercial e urbano e definia-se pela produção independente; o produtor possuía os meios de produção: instalações, ferramentas e matéria-prima. Em casa, sozinho ou com a família,