Um pouco sobre politica
Economia e política são dois campos do conhecimento extremamente conectados, a ponto de se tornar praticamente impossível ensinar e compreender economia sem que se tenha uma boa noção de política (e vice-versa).
Também é muito difícil analisar sucessos e fracassos econômicos sem levar em conta o papel fundamental que a política teve no processo. Para se ter uma idéia da importância da política no mundo, Aristóteles, o grande filósofo grego, classificava as ciências da seguinte forma: a mais importante seria a Ética, seguida da Política e depois da Economia.
Não há dúvida de que, em última análise, é a política, ou o sistema político, de uma nação que irá tomar grande parte de suas decisões econômicas, principalmente no que se refere à direção a ser tomada nesse campo, a chamada “política econômica” – que inclui o controle da inflação, estímulos ao crescimento econômico (PIB), redução do desemprego, etc. – entre muitas outras ações extremamente relevantes para a economia da nação.
Preste atenção neste texto e você verá que todas as matérias de economia do seu curso (e até as de outras áreas) se tornarão mais fáceis de serem compreendidas, uma vez que existe política em tudo: filmes, novelas, aulas, etc. (e esse assunto nunca é “neutro”, pois não existe neutralidade em política). Além disso, afirmações do tipo “não gosto de política” denotam ignorância, uma vez que, se você não se interessar, outros irão, e os resultados serão, claro, melhores para eles do que para você.
Entender de política também é – e talvez essa seja seu aspecto mais importante – vital para que melhoremos nosso país e, consequentemente, nossas vidas.
O Espectro Político
Nos modernos países democráticos da atualidade, o espectro político é normalmente representado em termos de esquerda e direita. Desconsiderando as opções extremistas de cada lado (o comunismo para a esquerda e o fascismo para a direita que, aliás, não são democráticos), as principais diferenças