Um pouco da historia do futsal
Visa oferecer uma atividade que preencha o tempo das crianças do sexo feminino contribuindo com a melhoria da qualidade de vida por meio da prática do futsal. Sem esquecer o aspecto social, descobrindo novos talentos e enfatizando a participação do sexo feminino na modalidade. quarta-feira, 17 de junho de 2009
Um pouco da história do Futsal Amazonense
Muita gente pratica o futsal em nosso estado, mas pouquíssimos devem saber como a modalidade chegou no Amazonas, quem foi o responsável por isso, a principal equipe nesse início, atleta e treinador destaque da época. Para informar parte dessa história é que escrevemos aqui.
Carlos Coelho, amazonense de família de origem portuguesa, morador do bairro de Aparecida, gerente de esportes do Atlético Rio Negro Clube por meio de seu amigo Mansueto de Queiroz, homem de imprensa, filiado aos Diários Associados, trouxe em 1953 de São Paulo, onde fazia sucesso, a modalidade para Manaus e implantou no clube, na época era praticado em quadras de basquete.
A partir de então o Rio Negro difundiu esse esporte, primeiramente entre seus associados organizando competições de âmbito interno com a participação de equipes que sugeriam as cores do clube como barriga preta, barriga branca, negão, alvinegro, de onde surgiram vários craques, estes considerados atletas históricos como Nazaré, Guaxinaldo, Álvaro Mestrinho, Amando, Flávio e Orlando Rebello.
Como curiosidade vale salientar que já àquela época o Futsal era praticado no naipe feminino. Senhoras, adolescentes e crianças assistiam aos jogos promovidos pelo clube e logo se apaixonavam pela modalidade.
Depois o futsal se expandiu pelos bairros da Aparecida, Educandos, S. Raimundo e Praça 14, surgindo equipes como a SAGA, EDUCANDOS, NACIONAL, OLÍMPICO, SANTOS, dentre outras.
Com o sucesso do esporte a FADA (Federação Amazonense de Desportos Atléticos), dirigida por Laércio Miranda, passou a promover esportes de cunho oficial fins a década de 50 e