Administração
Atualmente a concorrência entre as empresas está muito acirrada. Por isso se faz necessário uma mudança urgente da mentalidade administrativa sobre estratégias na qual pode lançar mão e buscar alternativas de crescimento seja este no âmbito individual ou empresarial.
Por meio de uma avaliação na historia da administração desde seu primórdio este trabalho pretende demonstrar a evolução do individuo juntamente com a empresa.
Como as novas propostas colocam a mão da economia fatores de crescimento tais como empreendedorismo, a sua relação com vários outros temas mais amplos como o desenvolvimento, tem evidenciado a importância do tema para a geração de emprego e o desenvolvimento econômico e social. A relação entre empreendedorismo e crescimento econômico, por exemplo, parece clara, principalmente quando a discussão centra-se na análise da quantidade de novos empreendimentos e nos empregos gerados.
O papel do empresário, dentro da dinâmica global e como o mesmo pode lançar mãos de atributos até que ponto a tecnologia da civilização industrial pode ser posta a serviço da consecução de objetivos definidos autonomamente por uma sociedade de nível de acumulação relativamente baixo e que pretenda à homogeneização social. Ou até que ponto é possível absorver tecnologia moderna escapando ao processo de mundialização de valores imposto pela dinâmica dos mercados? Ou, como superar o atraso tecnológico e o subdesenvolvimento?
Onde o capital intelectual assume o papel de ator principal nas empresas que visam aumentar seus lucros seja por meio do capital humano ou estrutural. Valendo do paradigma e concepção de que, somente com a evolução pode atingir objetivos maiores seja no âmbito profissional, econômico ou social.
CAPITULO I
HISTORIA DA ADMINISTRAÇÃO
1 A História da administração de empresa
Segundo CHIAVENATO (1983), desde os primórdios da humanidade, o homem associou-se a outros homens para conseguir, por meio do esforço conjunto, atingir determinados