Futsal no Brasil e no Uruguai
PESQUISA LTDA.
REGISTRO
2014
UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E
PESQUISA LTDA.
DISCIPLINA: TEORIA E PRÁTICA DO FUTEBOL E DO FUTSAL
Coordenador de Curso: GUILHERME DE JESUS IBRAHIN
Professor: CLAUDIO AUGUSTO MARQUES
ALUNO: AMANDA DE ANDRADE GATO DA SILVA RA: 0367005
REGISTRO
2014
UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E
PESQUISA LTDA.
ÍNDICE
CONHECENDO A HISTÓRIA DO FUTSAL E SUA EVOLUÇÃO
HISTÓRIA DO FUTSAL
A EVOLUÇÃO DO ESPORTE
VINCULAÇÃO À FIFA FUTSAL DO BRASIL HISTÓRIA SELEÇÃO BRASILEIRA COMPETIÇÕES NACIONAIS
Regras básicas do Futsal
REGISTRO
2014
CONHEÇA A HISTÓRIA DO FUTSAL E SUA EVOLUÇÃO
HISTÓRIA DO FUTSAL
O futebol de salão começou a ser praticado em 1930 por jovens freqüentadores da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo e em Montevidéo, no Uruguai. Devido à dificuldade para encontrar campos de futebol, improvisaram "peladas" nas quadras de basquete e hóquei aproveitando as traves usadas na prática desse último esporte.
O Uruguai, nos anos 30, era a grande referência no futebol, sua seleção foi bicampeã olímpica e sede da primeira Copa do Mundo de Futebol, promovida pela FIFA, sendo também a primeira seleção campeã. O futebol estava em alta nos dois países e o intercâmbio dentro da ACMs era constante.
1930 - futebol jogado em quadra de basquete em Montevidéo, no Uruguai.
Para os uruguaios, o criador do esporte foi o professor Juan Carlos Ceriani Gravier, da ACM de Montevidéo. Nesta associação, um grupo de jovens alunos, empolgados com o sucesso do futebol uruguaio, praticavam-no como recreação em quadras de basquete.
Entretanto, nós, brasileiros, argumentamos que o jogo praticado no Uruguai não estava ainda organizado e poderia ser praticado por cinco, seis e até sete jogadores. Nas décadas de 30 e 40, este "protótipo" do que viria a ser o futebol de salão era