Um Perfil De Aur Lia Camargo
O livro Senhora foi publicado em 1875, sendo uma das obras-primas escritas por José de Alencar e uma das principais da literatura brasileira. A temática abordada é o casamento burguês, firmado no interesse financeiro, e é considerada precursora do Realismo (Apesar de ser uma obra do Romantismo, é perceptível, na obra, traços realistas nas descrições que Alencar faz no livro. Devida sua influência por Balzac e Emile Zola).
Aurélia é uma mulher completamente a frente de seu tempo. Era educada, delicada, corajosa, elegante, informada, inteligente e experiente. Na trama, ela é dividida entre amor e o ódio, o desejo e o desprezo pelo homem que ama. Essa personalidade é despertada na personagem após o rompimento com Fernando Seixas, que aceitou o noivado com Adelaide pelo dote que seu pai proporcionara a ele.
Como Aurélia era pobre, Seixas não via futuro no relacionamento com ela. Até que, antes de morrer, o avô paterno a reconhecera como a única herdeira de sua fortuna. Aurélia se muda para um palacete e escolhe Lemos como seu tutor, um tio que ela sabia não ser tão inteligente e que ela poderia controlá-lo facilmente.
Tornando-se rica, Aurélia “compra” Seixas com um dote ainda maior que o pai de Adelaide propusera a ele, este noivado é realizado como uma transação comercial com contrato e recibo.
Na noite de Núpcias do casamento, Aurélia ofende Fernando e diz que ele é um "vendido", que não era seu esposo e sim seu escravo. Vivem um casamento de aparências: diante do público mostravam-se ser o casal mais feliz possível, mas por detrás, viviam como desconhecidos.
Fernando Seixas trabalha durante onze meses para poder pagar o que deve à Aurélia e restituir a sua liberdade.
Quando ele consegue enfim recuperar o dinheiro, Aurélia propõe que tudo seja esquecido e diz que nunca deixou de amar Fernando. Ele, porém, se recusa, até que Aurélia, para demonstrar seu amor, mostra-lhe que depois do casamento, ela o instituíra herdeiro universal de