UM OLHAR SOBRE A EXPRESS O DA QUEST O SOCIAL ALCOOLISMO
RESUMO
Este artigo tem como objetivo abordar o enfretamento da expressão da questão social, denominada doença Alcoolismo e suas conseqüências para o sujeito no contexto social. Procura realizar uma leitura a partir da visão do Serviço Social, como possibilidade de enfrentamento da demanda no âmbito das instituições sociais.
Palavras-chave: Serviço Social, Alcoolismo, questão social.
Vailson Mucuta
* Graduando do curso de Serviço Social
Universidade Norte do Paraná- UNOPAR
1. INTRODUÇÃO
O estudo objetiva apresentar através de pesquisa bibliográfica, no âmbito do Serviço Social, reflexão sobre a expressão da questão social Alcoolismo, tida como doença pela Organização Mundial de Saúde e que vem assumindo um papel representativo na vida do sujeito, no contexto familiar e social. Este é um ponto importante a ser abordado pelo Serviço Social, haja vista que é também objeto de estudo do mesmo na dinâmica social, bem como a sua forma de enfretamento na sociedade. O serviço Social pode apontar caminhos para que haja uma mobilização dos atores sociais em investir na prevenção e no tratamento da doença do alcoolismo nas instituições. É um tema que merece ser abordado, pois vai de encontro com os direitos humanos e da cidadania.
2. Alcoolismo e Serviço Social na contemporaneidade
2.1 - O alcoolismo como uma questão do sujeito para o Serviço Social
A história do uso do álcool na sociedade ocorreu em todas as culturas desde antiguidade. Nota-se uma maior intensidade do uso do álcool a partir do século XIX que pode estar relacionada às grandes transformações econômicas, políticas e sociais. O alcoolismo surge como uma das expressões da questão social no Brasil e problema de saúde pública, na modernidade, uma vez que o uso desregrado do álcool tem se justificado como uma saída para aliviar os problemas pessoais e familiares. Galvão e Abuchaim (2001) nomeam substância química aquele que modifica o estado