Um olhar muda o mundo
O texto aborda maneiras de olhar para o aluno analisando desde seu comportamento individual ao coletivo, sua consciência, ou seja, conhecer o educando de forma simples sem distinção de cor, raça ou religião sem que ele perceba que esta sendo observado. Sabemos que ainda existem escolas com paradigmas que diferenciam as etnias, e os alunos percebem e começa o preconceito dentro da escola, sendo que muito são bem valorizados e outros com poucos merecimentos.
Devemos ter um olhar diferenciado para o aluno, pois somos mediadores e formadores de opinião desta maneira mostraremos para o aluno a importância de suas atitudes na sociedade em que vivemos, sem esquecermos de valorizar o conhecimento de mundo que ele o aluno trás consigo. Hoje percebemos que o educando é o foco principal no processo educacional e nós como professores devemos estar em constante formações para melhorar nossas práticas, fazendo com que o aluno tenha vontade de aprender.
Como coordenadora de um curso de formação continuada de professores alfabetizadores, busco sempre a inovação de metodologias, para que os professores tenham prazer de fazer e os educando o prazer de aprende, intercalando teoria e prática. Tenho o cuidado de sempre ter sugestões de atividades que possa desafiar tanto o aluno quanto o professor.
A partir do momento em que o professor envolve a turma com trabalhos em equipes, há interação entre aluno / aluno e até mesmo aluno/ professor, a criança percebe que o trabalho coletivo é muito mais prazeroso do que trabalhar sozinha, assim teremos conhecimentos compartilhados.