Um novo olhar
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 6
4 DADOS DE PESQUISA – IDENTIFICAÇÃO DA REALIDADE DO MUNICÍPIO 7
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
O cuidado com a criança desde os seus primeiros anos de vida são essenciais para o seu desenvolvimento. Mediante a violência e diversos outros fatores, crianças vão para as ruas com o intuito de uma vida agradável, divertida e prazerosa diferente da que vivem dentro do lar. Percebem que na verdade não é bem o que esperavam, pois acabam se envolvendo com os vícios e a criminalidade.
“A criança […] antes de se preocupar em não fumar, não vagar pelas ruas, não fazer isto ou aquilo, preocupa-se em não trair seu próprio eu […]. E o seu “eu” inclui seus impulsos primitivos, construtivos e destrutivos.” (WINNICOTT, 1987 apud SÁ, 2001 p.18)
Dentro desta problemática será analisada a importância da psicologia para o auxílio aos meninos e meninas que moram nas ruas.
desenvolvimento
Um bebê quando nasce precisa receber atenção, carinho, estímulos, cuidados necessários para o seu desenvolvimento. Familiares e em especial a mãe são os responsáveis em acolher essa criança.
“As boas condições de cuidado nos primeiros anos de vida da criança acabam gerando um sentido de segurança […] A criança nasce com o aparato biológico, no entanto será o cuidador que irá ser o mediador e o facilitador para o seu desenvolvimento”. (WINNICOTT, 1989 apud RAMPAZZO, 2009 p. 44)
Muitas vezes ao invés das principais necessidades serem supridas, crianças são violentadas, estupradas, espancadas e abandonadas. São obrigadas a trabalhar para ajudar no sustento de sua família vendendo coisas ou até mesmo o próprio corpo. Sendo assim, saem de suas casas, do ambiente familiar buscando a solução para os problemas. Nas ruas acabam se envolvendo com drogas, roubos, entre outras coisas tornando-se na visão da sociedade como delinquentes.