Novos olhares
Trabalho de Introdução á economia
“novos olhares”
Rogério José da Silva
Isabelle Garzo Tomaz
Quentões
Segundo o professor Eduardo Giannetti, na palestra “Novos olhares: Ética e economia”, proferida no 6° ciclo de conferencia promovido pela Academia Brasileira de Letras, no final do mês de agosto do corrente ano, há uma dimensão de ética no trabalho do economista e isso está relacionado ao fato do economista poder escolher o que ele deseja estudar.
Naturalmente, para o economista poder escolher o que quer estudar, é preciso que haja mercados em atuação (fome, inflação, meio ambiente, educação, indústria, serviços, etc). Também, naturalmente economistas devem se interessar por países (e até continentes, como africano) que possam interessar economicamente.
Assim:
1. Considerando o que foi apresentado pelo palestrante a respeito do conceito de “desigualdade” disserte a respeito das concepções do autor tendo como objeto de analise comparação o continente africano, em especial os países que tem sofrido com a epidemia do vírus ebola.
2. Em tese, todos os países possuem suas características próprias no tocante ao que conhecemos por “fatores de produção”. Estes fatores de produção podem explicar a pobreza de certos países do continente africano? Haveria diferenças significativas entre os indicadores econômicos no Brasil e dos países africanos? Pesquise e responda valendo-se de uma análise comparativa.
3. De que maneira a fome e as doenças pelas quais o continente africano passa (ou já passou) poderiam ser motivo para alguma campanha publicitária? Há interesse (comercial, social, etc.) em anunciar algo que não possa ser vendido? A publicidade serve apenas aos