Um mundo meu
Características dos elementos
Forma de apresentação na natureza
Aplicabilidade na medicina e na farmácia
Propriedades terapêuticas e toxicológicas
Função no organismo humano
Prata
Características do Elemento A prata (Ag) é um elemento muito conhecido por sua confecção de joias e de utensílios sofisticados. É um metal de transição externa, com alto potencial de redução, ou seja, com muita dificuldade de oxidação. Apresenta uma coloração esbranquiçada e bastante brilhante nas condições ambiente. Ao ser manuseado pode mudar sua coloração, perdendo o branco e adquirindo uma coloração puxada ao tom cinza, dependendo da forma de manuseio. É altamente dúctil (com facilidade para formação de tubos) e maleável (podendo ser transformado em folhas finíssimas). Sua massa atômica é de aproximadamente 107,87 com número atômico de 47 (vide abaixo a distribuição eletrônica) sendo prótons e elétrons. Os estados de oxidação mais comuns são Ag+ e Ag++, e suas características elétricas classificam como bom condutor elétrico e de calor, entretanto o Cobre (Cu) é mais utilizado por seu preço mais conveniente às empresas de fiação e resistências.
Forma de apresentação na natureza
A prata é encontrada em formações rochosas e quase sempre impura, sendo que praticamente toda sua impureza vem do cobre e do chumbo, mas, essa fração não chega a 5% de sua massa total. Para a retirada desses elementos compostos de prata utilizam-se enxofre, nitrogênio, e ciano. Pois a prata, apesar de sua baixa oxirredução, é solúvel nessas substâncias. Desde esse ponto, com os sais decantados, basta uma eletrólise, ou fundição do sal para a obtenção da prata pura.
Aplicabilidade na Medicina e na Farmácia:
Uma das aplicabilidades da prata é na Sulfadiazina de Prata, utilizada no tratamento de infecção em queimaduras, tratamento adjuvante a curto prazo de infecção em área de abrasão em enxerto de pele. Outra, é o