Um modelo para o compartilhamento de conhecimento no trabalho
“O coalinhamento entre as estratégias competitivas e colaborativas e desempenho de empresas”
“Vantagem competitiva: os modelos teóricos atuais e a convergência entre estratégia e teoria organizacional”
Referências Bibliográficas:
SILVA, Jorge Ferreira da; MOTTA, Paulo Cesar; COSTA, Lenise Saraiva de Vasconcelos.Coalinhamento entre estratégias competitivas e colaborativas e desempenho de empresas.RAE-Revista de Administração de Empresas, São Paulo: Fundação Getulio Vargas, v. 47, n. 4, p. 26-45, il. color. out./dez. 2007.
Um Modelo para o Compartilhamento de Conhecimento no Trabalho
Nas organizações, o compartilhamento de conhecimento no trabalho é um maneira de assegurar que os seus colaboradores ou empregados, possam repassar conhecimento aos outros, garantindo disseminação e conhecimento necessário que necessitam.
O compartilhamento de conhecimento nas organizações tem uma grande importância, mas é difícil a concretização.
Este processo de compartilhamento de conhecimento é integrado por quatro fases, iniciação, implementação, apoio e incorporação.
Bartol e Srivastava (2002) definem compartilhamento de conhecimento como compartilhamento de informações, idéias, sugestões e experiências organizacional ou pessoal, no qual reflete no sistema de gestão do conhecimento.
O compartilhamento do conhecimento, pode variar de acordo com a capacidade de absorção (conhecimento) e habilidades do individuo. Algumas experiências pessoais e crenças, podem estimular algumas pessoas no ambiente. Existe barreiras individuais que permitem baixa capacidade de acomodação e auto-imagem. Ao compartilha conhecimento no trabalho não é nada fácil, pois é necessário enfrentar as barreiras organizacionais, como linguagem legitima, histórias organizacionais, procedimentos predefinidos e paradigmas da empresa.
A compreensão dos processos, permitem que as pessoas ajustem o seu próprio comportamento, em