Um mergulho na alfabetização
CURSO DE PEDAGOGIA
NAYARA FERNANDA CAMPOS GONZAGA
TEILAR APARECIDA ARAÚJO
SÍNTESE DO TEXTO: UM MERGULHO NA ALFABETIZAÇÃO
ALFENAS
2012
NAYARA FERNANDA CAMPOS GONZAGA
TEILAR APARECIDA ARAÚJO
SÍNTESE DO TEXTO: UM MERGULHO NA ALFABETIZAÇÃO
Trabalho apresentado ao 3º período do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL como parte das exigências curriculares do curso.
ALFENAS
2012
INTRODUÇÃO
Um dos desafios da escola é de fazer com que o aluno aprenda a ler, pois a leitura é indispensável para a compreensão do mundo, possibilitando assim o armazenamento e a transmissão de conhecimentos. Quando o aluno começa obter o saber se tornando capaz de decifrar e decodificar os códigos escritos, aos poucos começa agir com autonomia na sociedade letrada.
Na escola a leitura e a escrita estão ligadas uma a outra e são prioridades e valorizadas igualmente, mas a escola deve ser favorável quanto ao instrumento e condições para que o aluno se sinta em um ambiente agradável, um ambiente de leitores.
Mas para que essa capacidade de leitura seja adquirida é fundamental que o processo de alfabetização seja construído de uma forma dinâmica, que valorize o potencial do aluno, independente da classe, o fundamental é que a alfabetização principalmente voltada para os alunos de classes populares desenvolva os educandos para que estes se percebam enquanto cidadãos.
O presente trabalho trata-se de uma síntese de um texto de Sônia Kramer que discute a estruturação da prática pedagógica de docentes que atuam no processo de alfabetização de uma escola pública brasileira que atua com crianças pertencentes a classes populares.
O objetivo é discutir sobre essa prática, os procedimentos metodológicos utilizados, o projeto pedagógico desenvolvido, a relação desenvolvida entre escola e família, dentre outras