pedagogia
Setembro/2012
1- Alfabetização e letramento
Alfabetização e o letramento são temas de grande interesse e discursão presente em nossa realidade educacional. São muitos os estudos feitos e que ainda estão sendo realizados envolvendo essa temática, pois é grande a complexidade e os desafios enfrentados no âmbito educacional fomentada pela diversidade e o rápido desenvolvimento tecnológico. Nesse sentido buscamos nesse trabalho apresentar a relevância e importância da temática para a formação, capacitação e desenvolvimento pessoal do indivíduo.
Compreender a mecânica da aquisição da linguagem da escrita e da leitura não é fácil, por depender do estado ou condição que o individuo apresenta ou que o meio apresenta.
Para Emília Ferreiro (apud, Soares, 2011) ”(...) que o sucesso ou fracasso da alfabetização esta relacionado com o estágio de compreensão da natureza simbólica da escrita em que se encontra a criança.”.
Partindo desse pressuposto pode se avaliar a importância do meio social que a criança esta inserida, pois a mesma necessita de aspectos sugestivos de conhecimento para que inicie o processo de aquisição da linguagem e também da escrita, de forma madura para cada estágio do seu desenvolvimento conforme teoria piagetiana.
Ser alfabetizado é saber ler e escrever basicamente. A questão é: ser alfabético é suficiente para participar ativamente da sociedade? Certamente que não, pois o indivíduo necessita relacionar com os conhecimentos do mundo para adquirir capacidades de intertextualizar, prever, hipotetizar, inferir, comparar informações, generalizar, ou seja, ser letrado. O termo letramento é uma ampliação do sentido de alfabetização.Uma criança ou adulto letrado é identificado pela variedade de gêneros de textos escritos que reconhece. Isso só é possível se tanto no ambiente familiar quanto na escola a criança tiver contato com uma vasta variedade de conhecimentos escritos, de mídia, de cultura, entre outros.
Portanto, estar