Um Inocente Tamb M Justo
http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/um-ino cente-tambem-e-justo /teo lo gia
Um inocente também é justo?
digg
A bíblia af irma que os homens alienaram-se de Deus desde a madre, e que andam errados desde que nascem, e segundo os seus corações f alam mentiras ( Sl 58:3 ; Mt 12:34 ). Dentre os f ilhos dos homens não há ninguém que tenha entendimento e que busque a Deus ( Sl 53:2 ), e nem mesmo as crianças são apontadas como exceção a regra.
“Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles” ( Gn
18:26 )
O Problema
É comum a idéia de que uma pessoa ‘inocente’ também é ‘justa’, como se estas duas palavras ‘inocente’ e
‘justo’ f ossem sinônimas, porém, do ponto de vista bíblico não é correta está correlação entre as duas palavras. A bíblia ensina que inocente é o mesmo que justo? Uma criança recém nascida é inocente e justa? Um inocente pode não ser justo? O ímpio pode ser inocente?
Analisemos algumas passagens bíblicas.
As Crianças de Sodoma e Gomora
Observe este diálogo entre Deus e o patriarca Abraão: “Longe de ti que f aças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não f aria justiça o Juiz de toda a terra? Então disse o SENHOR: Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles” ( Gn 18:25- 26 ).
Este diálogo é muito conhecido, porém, é comum não serem f eitas as seguintes perguntas: havia inocentes nas cidades de Sodoma e Gomora? As crianças das cidades de Sodoma e Gomora não eram inocentes, e por que elas f oram destruídas? Elas, apesar de serem inocentes, também eram ímpias, uma vez que f oram destruídas?
Consideremos o que Deus disse a Abraão: “Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles” ( Gn 18:26 ). Deus garantiu a Abraão que, se houvesse dentro dos portões das cidades de Sodoma e Gomora pelo menos dez justos, não destruiria