Um estudo sobre os fatores: TERRA, TRABALHO e CAPITAL.
OS RECURSOS ECONÔMICOS E O PROCESSO DE PRODUÇÃO: CARACTERIZAÇÃO BÁSICA
Para que seja alcançado o sucesso de produção nos setores da sociedade em relação à economia, foram empregados recursos tais como: o esforço do ser humano, reservas naturais, tecnologias e bens necessários. O progresso que a humanidade obteve e o que ainda está obtendo se deu por conta da disponibilidade e perfeição dos instrumentos utilizados para explorar os recursos. Porém esse progresso não será infinito, pois a utilização dos recursos de forma incorreta comprometera a disponibilidade do sucesso de produção de forma a comprometer a sobrevivência dos seres vivos.
O FATOR TERRA: UM CONCEITO ABRANGENTE DE RESERVAS NATURAIS
Dos vários recursos que os sistemas econômicos necessitam para alcançar o sucesso, a base de grande importância e que constitui os demais recursos é o fator terra e recursos naturais, sejam eles renováveis ou não. Exemplos de alguns recursos naturais não renováveis: petróleo, carvão, gás natural, energia nuclear. Esses recursos se encontram na natureza de forma limitada, que não podem ser reutilizados, deste modo existe a necessidade da consciência dos que utilizam esses recursos. Exemplos de alguns recursos renováveis: o sol, a força das ondas, marés e rios, o vento, a geotermia resultante de manifestações de vulcanismo e a biomassa. Esses recursos podem ser utilizados de forma ilimitada, pois a própria natureza faz o papel da reconstituição desses recursos.
Todas as atividades de produção necessitam dos recursos da natureza, seja de modo natural ou com transformações através de ferramentas. A natureza influenciou de forma direta no modo como a sociedade foi estruturada, pois através dos recursos que determinadas regiões podiam oferecer, aglomerados humanos se localizavam ali, com isso tirando sustento para sobrevivência.
Quando se fala em fator terra não está se restringindo apenas a quantidade de terra para exploração com a