PONTIF CIA UNIVERSIDADE CAT LICA DE GOI S
TURMA: C01
Gustavo Fernando do Valle Borges
OS FATORES DE PRODUÇÃO E A CONSTRUÇÃO CIVIL
Goiânia
2015
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
TURMA: C01
Gustavo Fernando do Valle Borges
OS FATORES DE PRODUÇÃO E A CONSTRUÇÃO CIVIL
Trabalho da disciplina Introdução à economia do curso de engenharia civil da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Goiânia
2015
INTRODUÇÃO
Em economia, Recursos ou Fatores de Produção são os elementos básicos utilizados na produção de bens e serviços. A primeira escola científica da Economia, conhecida por Fisiocratas, elegeu a Terra como o único recurso responsável pela geração de riquezas. Adam Smith e seus seguidores se inspiraram nesses estudos, mas buscaram aperfeiçoá-lo e preferiram partir de um conjunto de três recursos fundamentais:
• Terra – indica não só as terras cultiváveis e urbanas, mas também os recursos naturais.
• Trabalho – refere-se às faculdades físicas e intelectuais dos seres humanos que intervêm no processo produtivo.
• Capital – compreende as edificações, as fábricas, a maquinaria e os equipamentos. Neste trabalho que seja, há uma
CONCLUSÃO
Como consideração final, entendemos os fatores de produção como sendo a terra (terras cultiváveis, florestas, minas), o homem (trabalho), e o capital (máquinas, equipamentos, instalações). A primeira escola científica da economia, representada pelos fisiocratas, elegeu a Terra como o único recurso responsável pela geração de riquezas. Terra indica não só as terras cultiváveis e urbanas, mas também os recursos naturais.
O capital é o fator de produção que mais qualifica ou melhora o resultado do bem final. Quando falamos sobre o capital, fator de produção, estamos falando do conjunto de estruturas que a sociedade dispõe para a produção de fato. Máquinas, prédios e equipamentos podem ser considerados como um capital. E que esses fatores estão diretamente relacionados em