Tarefa UML
Polo: São Francisco do Guaporé-RO
Data: 22/10/2014
Tarefa: Resenha Descritiva: UML - Linguagem de Modelagem
Unificada
A UML foi criada para tentar padronizar o desenvolvimento da linguagem orientada a objetos, sendo que esta unificação foi recebida com entusiasmo por desenvolvedores.
A UML é a linguagem padrão para especificar, visualizar, documentar e construir artes de um sistema e pode ser utilizada com todos os processos ao longo do ciclo de desenvolvimento e através de diferentes tecnologias de implementação.
Apesar da UML ser hoje a linguagem padrão para se descrever sistemas orientados a objeto, não é correto se referir à UML como um método para desenvolvimento de software.
Não se encontra na UML a descrição de passos que se deve seguir para se desenvolver um sistema, nem mesmos quais são as etapas para se modelar um sistema. A UML se limita, exclusivamente, a representar um sistema através de um conjunto de diagramas, onde cada diagrama se refere a uma visão parcial do sistema, que em conjunto forma um todo integrado e coerente.
Existem cinco fases no desenvolvimento de sistemas de software: análise de requisitos, análise, design (projeto), programação e testes. Estas cinco fases não devem ser executadas na ordem descrita acima, mas concomitantemente de forma que problemas detectados numa certa fase modifiquem e melhorem as fases desenvolvidas anteriormente de forma que o resultado global gere um produto de alta qualidade e performance. Diagramas
Os diagramas utilizados pela UML são compostos de nove tipos: diagrama de use case, de classes, de objeto, de estado, de sequência, de colaboração, de atividade, de componente e o de execução.
Caso de uso
Segundo Jacobson, caso de uso é um documento narrativo que descreve a sequência de eventos de um ator que usa um sistema para completar um processo.
Caso de uso devem ter um sentido que definem os requisitos iniciais do sistema, vistos por um