Um dois tres
Artigo: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS E EPISTEMOLÓGICAS EM TEXTOS DE EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
Os autores desse texto se propuseram a investigar artigos da área de “Investigação no ensino de Química” da revista Química Nova na Escola (QNEsc) a partir de uma abordagem pedagógica e epistemológica, a análise dos dados teve como meta problematizar a experimentação na formação docente e repensar as características metodológicas das atividades experimentais no ensino de Química. Destacam-se os seguintes aspectos: a relação entre atividade experimental e motivação; a necessidade de refletir acerca da natureza epistemológica da experimentação no ensino; a importância de um contexto dialógico para a aprendizagem; as condições materiais para o desenvolvimento de atividades experimentais; as características dos conteúdos ensinados por meio dos experimentos.
O texto começa explicitando algumas queixas da parte dos professores a cerca de infra-estrutura para a realização de experimentos de Química, o que fica evidente no decorrer do tempo que pensar essa dificuldade, realidade da maioria da escola brasileira, é primordial.
Visto essa e algumas outras dificuldades para implementação da experimentação nas escola esse trabalho tem o intuito de apontar possibilidades e completude para o desenvolvimento de atividades experimentais, e para isso usa de recursos metodológicos e epistemológico.
Revisaram 38 artigos da revista QNEsc onde foi percebido que 34 desses foram elaborados ou orientados por doutores, evidenciando que o pensamento de levar a pratica ao ensino de química é uma preocupação da academia e está sendo embasada em pesquisadores respeitados no âmbito cientifico e educacional.
A seguir discutem as diferentes categorias construídas, que foram: a crença na motivação; a dimensão epistemológica da experimentação no ensino; contexto dialógico; condições materiais: o alicerce no alternativo; conteúdos: para além do conceitual; conteúdos: mostrar a