Um dois tres
Denomina-se Brasil Colônia período da história entre a chegada dos primeiros portugueses em 1500, e a independência, em 1822, quando o Brasil estava sob domínio socioeconômico e político de Portugal.
O período colonial pode ser subdividido nas seguintes categorias:
1. Período pré-povoamento (do descobrimento até 1530)
2. Ciclo da cana de açúcar
3. Ciclo do ouro. http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil_Col%C3%B4nia O TRABALHO NOS PRIMEIROS TEMPOS DO BRASIL COLONIAL
Pedro Álvares Cabral aporta no Brasil em abril de 1500 em Salvador. Junto com ele, desembarcam “capitães, religiosos, Franciscanos, homens de armas, escrivães, intérpretes, cosmógrafos, médicos, e condenados à morte”
Os condenados a morte, também chamados de desterrados, eram pessoas que havendo cometido crimes, aceitavam serem enviadas para o Novo Mundo ao invés de terem que cumprir suas penas. À estas cabiam todo tipo de trabalho na colônia, dentre os quais, apreender o modo de vida do cativo, e obter informações sobre existência de minas de metais preciosos e de outros elementos naturais que pudessem ser comercializados. Para alguns estes eram foram os grandes responsáveis por todo o contato inicial com os indígenas e o estabelecimento inicial de feitorias para comercialização de artigos da fauna e da flora, como por exemplo, o pau-brasil. Após essa fase inicial de escambo com os índios que durou até 1932, o governo português decidiu iniciar o processo de colonização propriamente dito iniciando a produção de açúcar implantando engenhos no litoral nordestino. Portugal já tinha experiência nesse plantio que já era praticado em suas ilhas de Açores e Madeira no Continente Africano. O Açúcar tinha grande aceitação no mercado europeu e, além disso, era vendido a preços exorbitantes, por isso era válida sua produção do outro lado do atlântico.
O Trabalho nesses engenhos deveria ser realizado de maneira compulsória. Primeiro, porque, se tratava de uma colonização que visava a exploração, a