Um discurso sobre as ciências
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
SIMONE ALMEIDA DOS SANTOS
UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS
Fichamento apresentado no curso de Enfermagem da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Métodos de Pesquisa, no 8° período sob a orientação da profª Suzana Almeida.
Paripiranga
Outubro de 2012
In:
Recessão:
Resumo:
Citação:
SOUSA, S. Boaventura. Um discurso sobre as ciências. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
I: O paradigma dominante
“
O PARADIGMA DOMINANTE
Por um lado, as potencialidades da tradução tecnológica dos conhecimentos acumulados fazem-nos crer no limiar de uma sociedade de comunicação e interactiva libertada das carências e inseguranças que ainda hoje compõem os dias de muitos de nós: o século XXI a começar antes de começar. Por outro lado, uma reflexão cada vez mais aprofundada sobre os limites do rigor científico combinada com os perigos cada vez mais verosímeis da catástrofe ecológica ou da guerra nuclear fazem-nos temer que o século XXI termine antes de começar.
R:
É esta a ambiguidade e a complexidade da situação do tempo presente, um tempo de transição, síncrone com muita coisa que está além ou aquém dele, mas descompassado em relação a tudo o que o habita.
R: Aqi, o autor mostra a realidade que nos acontece atualmente, o ser humano passa por períodos de transição e evolução constante capazes de nos deixar com várias dúvidas, o que vemos é realmente verdadeiro?
Portanto, para entender esses períodos de transição é preciso retomar as coisas simples da vida, a questionar coisas simples que somente crianças com sua inocência mundana sabem