um discurso sobre as ciencias
Modelo de racionalidade da ciência moderna, se consolidou com a revolução científica do século XVI e XVII, e foi se desenvolvendo nos séculos seguintes, e as ciências naturais foi se tornando forte, com um saber complexo da natureza. Experimentação e Observação:
A matemática fornece à ciência moderna,o instrumento de análise, a explicar a investigação, do modelo da estrutura da matéria, representada.
O rigor científico parte do pressuposto de que as medições no qual não é é quantificável cientificamente o valor não tem importância alguma. A forma de metodologia da ciência resulta na diminuição das dificuldades. Identificar e saber ,significa determinar relações sistemáticas entre o que disseminou, para classificar e dividir após.
O conflito do paradigma dominante resultou há uma vasta condições do resultado interativo. Identificar os limites do paradigma científico moderno é o resultado do grande avanço no conhecimento que ele propicia.O conhecimento mais acentuado permiti ver a fragilidade dos pilares em que se funda.
As condições teóricas que culminaram a crise: A teoria da relatividade de Einstein ; A mecânica quântica de Heisenberg Bohr;incompletude da matemática demonstrada por Gödel; ordem a partir da desordem de Prigogine . A diferença entre a simultaneidade de ocorrências presentes no mesmo lugar e simultâneos de acontecimentos distantes largados por distâncias astronômicas, Como é que o observador obedece a ordem temporal de acontecimentos no espaço? Rapidez da luz ou não havendo simultaneidade universal, o espaço e tempo únicos de Newton deixam de existir .
A mecânica quântica de Heisenberg e Bohr
Não é tem como perceber ou medir um objeto sem interferir nele, o mesmo que sai de um processo de medição não é o mesmo que entrou.
Conforme passagem no texto uma citação bastante importante para entendermos o que Heisenberg diz e parte do pressuposto da incerteza e redução de