Um dia que durou 21 anos/resenha
FICHA TÉCNICA:
Título: O Dia que Durou 21 Anos Gênero: Documentário Direção e Roteiro: Camilo Tavares Produção: Karla Ladeia Trilha Sonora: Dino Vicente Fotografia: Luiz Myiasaka, Cleumo Segond, Márcio Menezes e André Macedo Duração: 77 min. Ano: 2012 País: Brasil Estúdio e Distribuidora: Pequi Filmes; Pesquisa/Referência: Portal R7,Portal O Globo.
RESUMO DO DOCUMENTÁRIO
O documentário se refere ao Golpe Militar de 1964, que ocorreu na madrugada do dia 31 de março para o dia 1º de Abril em que o comando do governo do Brasil, na época exercido pelo então Presidente João Goulart, foi tomado pelos militares. O filme revela a decisiva participação dos norte-americanos na preparação e execução do Golpe de Estado através de documentos secretos, instalando 21 longos anos de ditadura militar no País.
AVALIAÇÃO CRÍTICA
O documentário contribui para esclarecer a obscuridade que existiu por trás do Golpe Militar, que para alguns, era mérito dos militares brasileiros. Porém, percebe-se através da revelação de documentos secretos como: áudios de ligações da Casa Branca, à manipulação e o total envolvimento do governo americano. Ao contrário do que se pensava, o Golpe de estado foi muito bem planejado. Desde 1962 o presidente dos Estados Unidos John Kennedy já arquitetava o plano com o secretário de Estado Americano e Embaixador dos EUA no Brasil, Lincoln Gordan.
O mundo vivia a guerra fria e no Brasil já existiam movimentos sociais como os sem-terra, representação coletiva da massa rural. João Goulart eleito pelo voto popular representava um ameaça aos Estados Unidos devido suas ideias comunistas. Segundo relatos no filme, o Presidente John Kennedy caracterizava Goulart como: orgulhoso, esquerdista, agressivo e hostil. Para enfraquecer João Goulart, os norte-americanos patrocinaram financeira e politicamente opositores que através de fortes propagandas, convenceram o povo brasileiro a ficar contra o governo brasileiro. Os Americanos temiam que o Brasil