Um dia na cabana
A palavra trigonometria pode justificar-se como tri (três)+ gono (lado) + metria (medida)...De facto na sua origem pretendia relacionar os lados com os ângulos num triângulo. Vamos começar por definir algumas dessas relações e para isso servimo-nos da figura à esquerda. 1) Vamos chamar seno, de um ângulo agudo, ao quociente entre as medidas do cateto oposto a esse ângulo e a hipotenusa. Assim teremos:
2) Designaremos co-seno, de um ângulo agudo, como sendo o quociente entre o cateto adjacente (cateto que é um dos lados do ângulo) e a hipotenusa (lado oposto ao ângulo recto). Assim:
3) Chama-se tangente, de um ângulo agudo, ao quociente entre cateto oposto a esse ângulo e o cateto adjacente. Assim:
Seno, Co-seno e Tangente de uma amplitude qualquer
Consideremos o círculo trigonométrico e o ângulo α . Define-se seno, co-seno e tangente, de uma amplitude qualquer, da seguinte forma: sen a = y (ordenada do ponto P) cos a = x (abcissa do ponto P)
tg a = y1 (ordenada do ponto B)
P é o ponto de intersecção do lado extremidade do ângulo com a circunferência. B é o ponto de intersecção do lado extremidade do ângulo (ou do seu prolongamento, caso o ângulo se encontre no 2º ou 3º quadrante) com a recta tangente à circunferência em A.
Para todo o α,
Enquadramento do seno e do co-seno
Resumos & Cábulas – Trigonometria 11ºAno www.xkmat.pt.to
Pag.1
Redução ao 1º quadrante
Fórmulas Fundamentais da Trigonometria, a saber: sen 2 a + cos 2 a = 1 Relação Fundamental da Trigonometria
tg 2 a + 1 =
1 cos 2 a
tg a =
sen a cos a
sen 2 a = 1 − cos 2 a
cos 2 a = 1 − sen 2 a
Ângulo Razão
π
6 1 2
π
4
2 2 2 2
π
3
3 2 1 2
π
2
π
0 -1 0
3π 2
sen cos tg
1 0 N. D.
-1 0 N.D.
3 2 3 3
1
3
Equações Trigonométricas Quase todas as equações trigonométricas, quando convenientemente tratadas e transformadas, podem ser reduzidas a pelo menos uma das três equações seguintes: sen x = sen a cos x = cos a tg x = tg a
Estas são as equações