um conto e um encanto
A avaliação é um processo continuo de pesquisas que visam estudar e interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos, tendo em vista mudanças esperadas no comportamento propostos nos objetivos, a fim de que haja condições de decidir sobre alternativas de planejamento do trabalho do professor e da escola como um todo.
Daniel Stufflebeam diz que a avaliação é o processo de delinear, obter e fornecer informações úteis para o julgamento de decisões alternativas.
Bloom, Hastings e Madaus dizem que a avaliação é um método de coleta e processamento de dados necessários á melhoria da aprendizagem e do ensino.
A avaliação é funcional, porque se realiza em funções dos objetivos. È orientadora, pois não visa eliminar alunos, mas orientar seu processo de aprendizagem para que possam atingir os objetivos previstos. È integradora, pois analisa e julga todas as dimensões do comportamento, considerando o aluno com um todo. Desse modo ela incide não apenas sobre os elementos cognitivos, mas também sobre o aspecto afetivo e o domínio psicomotor.
A avaliação é um processo e é assim que deve ser utilizada pelo bom profissional da educação. Por isso, ela deve fazer parte da rotina da sala de aula, sendo usada periodicamente como um dos aspectos integrantes do processo ensino-aprendizagem. A avaliação deve servir para que o aluno conheça seus progressos e dificuldades, para poder superar essas dificuldades e continuar progredindo na construção do conhecimento. Não é o simples aumento do numero de prova e trabalhos que vai contribuir para melhorar a aprendizagem. Se esse aumento visar apenas á atribuição de notas, não vai melhorar o aproveitamento do aluno.
É importante que os instrumentos de avaliação sejam utilizados tanto pelo aluno quanto pelo professor para garantir a aprendizagem: o