um ai
Para analisar o cenário que se apresenta a via Pistão Sul (DF-001), em Taguatinga Sul, é levada em consideração a formação da cidade de Taguatinga (RAIII), uma cidade que apresenta uma população média de 360 mil habitantes, onde nos últimos dez anos houve um grande crescimento populacional, de acordo com uma matéria publicada na revista eletrônica G1 em abril de 2011. Esse grande crescimento populacional causa externalidades negativas para as vias do local, que foram projetadas para uma população menor.
A grande falta de manutenção da via e a falta de dispositivos adequados fazem com que alguns pontos alaguem, trazendo transtornos aos moradores de Taguatinga e usuários da via. Algum dos pontos é logo ao acesso da via pela Estrada Park Núcleo Bandeirante (EPNB), próximo ao viaduto, aonde em dias de chuva este local chega a alagar. E ao longo de toda a via temos pontos de alagamento, como próximo a Universidade Católica de Brasília, próximo ao Hospital Alvorada, próximo ao Taguatinga Shopping, entre outros locais. Assim, será feito um registro fotográfico da região analisada, apontando a falta de manutenção e limpeza dos dispositivos até a falta de dispositivos adequados.
Será necessário o projeto de drenagem do local, que permitirá verificar a eficiência do sistema de drenagem pluvial urbana. Esses dados serão obtidos pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), sendo esse o órgão responsável pelo projeto.
Com o intuito de analisar a região e sua vazão será utilizada uma estimativa de escoamento superficial realizando o Método SCS (Soil Conservation Service), adotando um CN de 95 por ser uma área comercial e entrando no grupo hidrológico tipo D, para solos argilosos. O valor de CN adotado foi retirado da tabela 1.
O valor da chuva acumulada em milímetros é encontrado via INMET, considerando seis meses chuvosos. Calculando os valores das perdas iniciais e parâmetro de armazenamento:
S = (25400/CN) – 254
Ia =