Ultrapassar pela contramão
Departamento de Policia Rodoviária Federal
6ª SUPERINTENDÊCIA REGIONAL – SP
R. Engenheiro Ciro Soares de Almeida, 150, Vila Maria
02167-000 São Paulo SP
RECURSO
______________________________, RG _____________, CPF ______________, residente e domiciliado na __________________________________________________________________, vem por meio deste, requerer o cancelamento da presente multa, conforme cópia em anexo, pelos motivos que abaixo expõe.
Transitava __________________________no horário de _______s, horário em que no local, normalmente há um congestionamento no trânsito.
Pretendia entrar na cidade de ___________ no acesso ________
Porém, como a área estava bastante congestionada, optei por entrar no acesso ___, sendo que desisti na entrada, visto sinais de retomada do fluxo do trânsito.
Ocorre que exatamente em tal local, _________ fui parado pelo Policial Rodoviário, que me interpelou sobre estar transitando pelo acostamento, tendo lhe explicado que pretendia entrar no acesso ______, mas havia desistido, dado a retomada do fluxo do trânsito.
Pareceu-se que fora convincente em minha explicação, até porque era a pura realidade e de fácil percepção pelo Agente Policial.
Em ato contínuo, o policial solicitou-me os documentos pessoais e do veículo.
Quanto aos documentos pessoais apresentei de imediato e fui ao porta malas procurar os do veículo, visto que lá se encontravam juntamente as malas.
Enquanto isso, o policial se distanciou e foi para a viatura policial. Como demorava a retornar, dirigi-me à viatura com os documentos do veículo e ao apresentá-los, o Policial disse que já havia feito as consultas devidas e estava tudo “ OK” (sic).
Na minha avaliação, o Policial tinha entendido a minha explicação quanto a pergunta de transitar no acostamento, e muito mais ainda, deveria ter verificado os documentos e jamais ter lavrado multa, ou tê-lo feito a posteriori, após me dispensar, sem a devida notificação, com minha