Ultrapassar barreiras criando novos desafios.
Nilson Moreira Martins
ULTRAPASSAR BARREIRAS CRIANDO NOVOS CAMINHOS
VIRGEM DA LAPA
2010
FINOM – FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS
Nilson Moreira Martins
ULTRAPASSAR BARREIRAS CRIANDO NOVOS CAMINHOS
Artigo Científico apresentado à Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM, como requisito parcial a obtenção do título de Especialização em Educação Inclusiva.
VIRGEM DA LAPA
2010
ULTRAPASSAR BARREIRAS CRIANDO NOVOS CAMINHOS
Nilson Moreira Martins
RESUMO
A educação inclusiva destaca a necessidade de o sistema educacional se reformular para atender as necessidades educacionais dos alunos que as apresentam, oferecendo aos estudantes situações adequadas e, que eles tenham participação ativa; desenvolvam sua criatividade, sua capacidade de conhecer o mundo e a si mesmo. A escola deve favorecer a autonomia dos alunos, assim como estimular a capacidade dos estudantes de viver e aprender com o diferente. Que o professor se preocupe em conhecer o que as crianças trazem de casa e ter propostas claras e objetivas sobre o que, quando e como avaliar os alunos. E elaborar mais profundamente o campo educacional, descrevendo as principais características das escolas abertas para todos os tipos de alunos, construídas a luz dos princípios da inclusão. É imprescindível a colaboração e a participação do professor no processo de inclusão, que requer ele uma atuação baseada em princípios igualitários e a consequência de que a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais constituem um direito fundamental.
Palavras chave: Inclusão, educacional, autonomia, professor, aluno.
1. Graduada em Educação Inclusiva pela Faculdade do Noroeste de Minas, aluna do curso de pós-graduação Lato Sensu em Educação Inclusiva, atua como professora da Educação Básica na rede Estadual de Lelivéldia, município de Berilo no estado de Minas Gerais.
SUMÁRIO