Ultima teoria de fermat
- Introdução
- Biografia (01)
- Ultima teoria de fermat (01,02)
- Explicação da teoria de fermat (03)
- Historia de fermat (03,04,05)
- conclusão
- Bibliografia
Introdução
Pierre Fermat foi considerado Um dos 100 maiores matemáticos da humanidade.
Em toda a sua história, o francês é conhecido por ser o introdutor da Geometria Analítica e também pelos seus cálculos, que descobriam a área de parábolas e hipérboles e que determinavam o centro de massa de vários corpos. Entre as suas principais contribuições estão a Teoria da Probabilidade e a Teoria dos Números.
01
Biografia
(Beaumont, França, 1601 -. Castres id, 1665) matemático francês. Pouco se sabe de sua vida cedo, exceto que ele estudou direito, possivelmente em Toulouse e Bordeaux. Interessado em matemática, em 1629 dirigiu-se à tarefa de reconstruir perdeu algumas demonstrações dos Apolônio matemático grego sobre loci, para este fim desenvolver, contemporânea e independente de René Descartes , um método algébrico para abordar as questões de geometria através um sistema de coordenadas.
Ele também projetou um algoritmo de diferenciação pelo qual poderia determinar os valores máximo e mínimo de uma curva polinomial, além de traçar as tangentes correspondentes, todas as conquistas que abriram caminho para o desenvolvimento do cálculo por Newton e Leibniz . Depois de assumir corretamente que, quando a luz viaja em um meio mais denso diminui sua velocidade, mostrou que o caminho de um raio de luz entre dois pontos é sempre o que custa menos tempo a pé, de que o princípio que leva o seu nome, são deduzidos as leis da reflexão e refração. Em 1654, como resultado de uma longa correspondência, desenvolvido com Blaise Pascal os princípios da teoria das probabilidades.
Outra área que foi feito excelentes contribuições para a teoria dos números, em que ele se interessou depois de consultar uma edição da Aritmética de Diofanto, precisamente na