Jose de tal peça penal
Sabendo que o Ministério Público não recorreu da sentença, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso.
a) A esposa de Mévio poderia buscar a impugnação da decisão proferida pelo Conselho de Sentença? Em caso positivo, de que forma e com base em que fundamento?
b) Caso o Ministério Público tivesse interposto recurso de Apelação com fundamento exclusivo no artigo 593, III do Código de Processo Penal, poderia o Tribunal de Justiça declarar a nulidade do julgamento por reconhecer a existência de nulidade processual?
RESPOSTA:
a) Sim, a esposa de Mévio poderia ingressar com Recurso de Apelação, insurgindo-se contra a decisão do Conselho de Sentença, com fundamento no artigo 598 e parágrafo único do CPP, no prazo de 15 dias, contados a partir do momento em que expirar o prazo para recurso do Ministério Público, observado, também o artigo 31 do CPP.
b) Sim, se o MP tivesse interposto recurso de Apelação o Tribunal poderia decretar a nulidade do julgamento, determinando fosse o réu submetido a novo julgamento pelo Tribunal do Júri, com amparo no artigo 593, III, ‘a’ do CPP, já que o