Ujt transistores de unijunçao
O TRANSISTOR UNIJUNÇÃO CONSISTE NUM DISPOSITIVO ELETRÔNICODE ESTADO SÓLIDO DA FAMÍLIA DOS TRANSISTORES COMCARACTERÍSTICAS QUE PERMITEM SUA APLICAÇÃO BASICAMENTE EMCIRCUITOS DE TEMPORIZAÇÃO E OSCILADORES DE RELAXAÇÃO.NA FIGURA 1, TEMOS O SÍMBOLO ADOTADO PARA REPRESENTAR OTRANSISTOR UNIJUNÇÃO E SUA ESTRUTURA.
CONFORME PODEMOS VER PELA ESTRUTURA, NUM PEDAÇO DEMATERIAL SEMICONDUTOR DO tIPO N .
SÃO LIGADOS DOIS ELEMENTOSDE CONEXÃO EXTERNA (ELETRODOS) QUE RECEBEM A DENOMINAÇÃO DE BASE 1 (B1) E BASE 2 (B2).
COMO ENTRE OS DOIS PONTOS DE CONEXÃO DESTES ELEMENTOS,NÃO EXISTEM A JUNÇÕES PARA A CORRENTE ATRAVESSAR, ENTREESTES DOIS PONTOS TEMOS UMA RESISTÊNCIA PURA, OU SEJA, UMARESISTÊNCIA ÔHMICA. ESTA RESISTÊNCIA QUE PODE SERCONSTATADA COM MULTÍMETRO EM QUALQUER SENTIDO DECIRCULAÇÃO DA CORRENTE OU APLICAÇÃO DAS PONTAS DE PROVATEM UM VALOR TÍPICO ENTRE 4000 E 15000
ESTA RESISTÊNCIA É CHAMADA DE
“RESISTÊNCIA INTERBASES”
E ÉABREVIADA NOS MANUAIS PELA SIGLA
RBB
.NO MEIO DO MATERIAL SEMICONDUTOR N, É DIFUNDIDA UMA REGIÃODE MATERIAL SEMICONDUTOR DO TIPO P, DE MODO QUE ENTRE ELASSE FORMA UMA JUNÇÃO, QUE É A ÚNICA JUNÇÃO DO TRANSISTOR EQUE LHE DÁ NOME.NA
REGIÃO P
É LIGADO O TERCEIRO ELETRODO DO TRANSISTORUNIJUNÇÃO E ELE RECEBE O NOME DE
EMISSOR (E).
NA PRÁTICA, PARA FAZER FUNCIONAR O TRANSISTOR UNIJUNÇÃO
APLICAMOS UMA TENSÃO POSITIVA A BASE 2 E LIGAMOS A BASE 1 ÀTERRA
, DE MODO QUE ENTRE ELAS CIRCULE UMA PEQUENACORRENTE DETERMINADA APENAS PELA RESISTÊNCIA ÔHMICA ENTREOS DOIS PONTOS CONSIDERADOS, CONFORME MOSTRA A FIGURA 2.
A REGIÃO DE EMISSOR, ENTRETANTO, FICA NUMA POSIÇÃO TAL EMRELAÇÃO AO MATERIAL QUE TEMOS DO LADO DO MATERIAL N UMACERTA TENSÃO INTERMEDIÁRIA ENTRE O POSITIVO APLICADO E ZEROVOLT.
A PRÓPRIA JUNÇÃO SE COMPORTA COMO SE TIVÉSSEMOS UM DIODOLIGADO A UM DIVISOR DE TENSÃO
CONFORME A FIGURA 3.
A JUNÇÃO ENTRE RB1 E RB2 ONDE ESTÁ LIGADO O DIODOREPRESENTA A POSIÇÃO DA JUNÇÃO SEMICONDUTORA EM