uiiyoiuiy

2207 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE DE UBERABA

FARMACOLOGIA
ROTEIRO NÃO PRESENCIAL

UBERABA-MG

Aluna: Jéssica Pereira de Sousa RA: 5122256

Caso clínico 1

L.H.F., 15 anos, masculino, branco, escolar, natural e procedente de Uberaba.
Paciente apresentou febre por 3 dias, tosse, com queda no estado geral, sendo levado à Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) pela mãe. Foi então realizado Raio-x de tórax e seios da face, evidenciando pneumonia. Na consulta médica, foi prescrito oxitetraciclina e analgésico/antipirético. Ainda, orientou a hidratação oral e repouso, com retorno na UBS em 4 dias para reavaliação. No retorno, a mãe referiu que o adolescente ainda apresentava febre mesmo ingerindo o medicamento corretamente com leite em todos os horários. Diante desse quadro, o médico optou por manter a medicação e orientou a mãe que oferecesse o antibiótico ao filho sem o leite. Seguindo agora a recomendação médica, o paciente evoluiu clinicamente para melhora.
Questões a serem discutidas e respondidas de maneira objetiva.

1- Porque o médico solicitou à mãe que oferecesse o antibiótico prescrito sem o leite? Explique essa interação detalhadamente.
Resposta: O leite contém cálcio e outros nutrientes que podem promover a perda do efeito terapêutico pela inativação química (quelação), reação comum entre essa bebida e a tetraciclina. O leite é um alimento, por isso estimula a produção de suco gástrico liberado pelo organismo. Antibióticos: ampicilina e tetraciclina( redução de efeito antibacteriano pela redução de sua absorção.

2- Cite e explique um efeito indesejável comum quanto ao uso de antibióticos.
Respostas: O efeito colateral mais comum são as náuseas e a diarréia. Alguns pacientes são alérgicos a determinadas classes de antibióticos, sendo as mais comuns, penicilinas e sulfas. Muitos antibióticos são eliminados pelos rins, por isso, podem se tornar tóxicos em pacientes com insuficiência renal, já que a sua eliminação

Relacionados