uhhhhh
Características
O Imperialismo vinculou-se ao processo da Segunda Revolução Industrial. O desenvolvimento de novas tecnologias e de novos produtos como a eletricidade, o aço e o petróleo, promoveu um grande aumento da produção nos países mais desenvolvidos do continente. Com uma indústria apta a produzir mais, faltava agora, mercado consumidor.
A solução encontrada foi o processo imperialista que levou os europeus a uma nova expansão colonial.
O domínio do território afro-asiático poderia proporcionar: a possibilidade de investimentos em serviços, como estradas e ferrovias, o que iria atrair mão de obra européia; a exploração de novas fontes de matéria-prima; a abertura de novos mercados consumidores para os produtos europeus; a extração de riquezas, como o ouro e o diamante.
Tipos de Imperialismo
Três modalidades de relações neocoloniais foram estabelecidas nesse Período:
1-Colônia ocorriam quando o território era dominado pelo Estado imperialista e este impunha um novo governo. 2-Protetorado ocorria quando o Estado imperialista se considerava responsável pela proteção da área e em troca exigia que os governantes locais se submetessem à dirigentes do estado imperialista. O governo local era mantido.
3-Áreas de Influência ocorriam quando os Estados imperialistas conseguiam obter alguma vantagem através de acordos desiguais.
Partilha da África
A descoberta de riquezas na África precipitou a imediata colonização da região. Os belgas e os franceses foram os primeiros a conquistar o território. Logo depois vieram os ingleses, que se apoderaram do Egito, do Sudão e do Sul do continente.
Na África do Sul, em 1870, os ingleses começaram a pressionar o território de Transvaal, onde surgiram notícias da existência de enorme jazidas de diamantes e de Orange, onde foi encontrado ouro. Tais territórios, pertenciam aos Bôeres (descendentes de holandeses). A Guerra dos Bôeres ocorreu devido as pressões inglesas que queriam explorar as