UFPR BIOLOGIA
PROFESSORES BORGES E HERALDO
COMENTÁRIO GERAL
A prova de Biologia da UFPR 1ª fase – 2008 – apresentou-se bastante acessível, com questões claras e que, de certo modo, valorizou o candidato bem preparado com relação aos conceitos básicos nos diversos assuntos propostos, dentro do esperado. Os temas foram abrangentes, elencando nove tópicos bem definidos e dentro dos conteúdos programáticos para o Ensino Médio.
Essa nova maneira de se cobrar os assuntos da Biologia, ora exigindo a interpretação de gráficos ou tabelas, ora exigindo a correlação de conteúdos com a prática experimental, bem como relacionando os conteúdos com a atualidade, e assim sucessivamente dentro desta linha, consolidou-se definitivamente nas provas de vestibular das principais universidades do País e, é com muita satisfação que a percebemos na UFPR, como não poderia deixar de ser. Esta nova proposta condiz com o estudo moderno da Biologia e confirma o Colégio e Curso Expoente dentro desta linha de trabalho: inovadora, contextualizada e atual.
10 - Usualmente, denomina-se a célula liberada pelas mulheres durante a ovulação de “óvulo”, mas o termo correto é “ovócito secundário”, pois a meiose ainda não foi completada. Sobre o assunto, considere o relato a seguir.
Quatorze dias após a última menstruação de Maria, um ovócito secundário foi liberado de um de seus ovários, seguindo pela tuba uterina. Como Maria tivera relação sexual há alguns minutos, havia uma quantidade considerável de espermatozóides no interior da tuba uterina. Considerando que o ovócito e os espermatozóides não apresentam nenhum tipo de alteração morfológica ou genética, assinale a alternativa correta. -) Poderia ocorrer fecundação, havendo a fusão dos núcleos diplóides do ovócito secundário e do espermatozóide, formando um zigoto triplóide.
-) Poderia ocorrer fecundação, formando o zigoto, que iniciaria uma série de divisões mitóticas, denominadas clivagens, para formar um embrião